sábado, 10 de setembro de 2011

NEM TUDO ESTÁ BEM.

Oi, tudo bem? Odeio esta pergunta, embora eu costume utilizá-la com certa frequência. Acaba sendo uma pergunta besta e idiota, afinal sabemos que é impossível que tudo esteja bem. Sempre há alguma coisa que nos incomoda.
Além disso, quando alguém  te pergunta se está tudo bem, não quer realmente saber como você está, está apenas tentando ser cortês.

O tudo bem é um ato tão automático que, mesmo que as coisas estejam péssimas, as pessoas respondem que está tudo bem. Nunca vi ninguém responder um tudo bem?  negativamente.

Geralmente, ocorre algo mais ou menos assim:
- Oi, tudo bem?
- Tudo ótimo e você?
- Ah, também estou ótima.
- Putz! Estou morrendo de dor na coluna ...
[...]
É uma perfeita contradição: a pessoa acaba de dizer que está tudo bem e começa a falar de problemas. É típico do ser humano fingir que está tudo perfeito quando nem tudo está bem. Pode-se perceber isso pelas fotografias: toda fotografia vende a imagem de vida feliz. A gente sabe que ninguém está feliz o tempo todo, mas são esses momentos que valem a pena lembrar. 


"Nem tudo está bem. Mas, quem sabe se eu disser que está tudo bem, as coisas não ficam bem?" Isso é que eu chamo de otimismo. De todo modo, se alguém me perguntar se estou bem, vou confirmar, só pra não perder a prática.


Nenhum comentário:

Postar um comentário