sábado, 3 de setembro de 2011

POLÍTICOS - A VERGONHA NACIONAL.

O EXEMPLO
CHINA CONDENA EXECUTIVO À MORTE

Li Hua, ex-presidente da operadora de telefonia China Mobile, foi condenado à morte, por aceitar subornos no valor de 2,58 milhões, embora a pena possa ser comutada em prisão perpétua. O fato de o acusado ter se entregado e devolvido o dinheiro do suborno não serviu como atenuante. 
País sério é assim.

O CONTRASTE
A VERGONHA NACIONAL

A absolvição da Dep Federal Jaqueline Roriz (PMN) por larga margem de votos é uma vergonha nacional. Ela é flagrada em vídeo enquanto recebia um pacotão de dinheiro do mensalão do DEM do Distrito federal.

A prova documentada por testemunho visual de nada valeu. Em votação secreta, que induz ao perdão da má conduta, a Câmara estimula a corrupção e desrespeita milhões de votos populares, além de insultar publicamente os brasileiros que pagam impostos.

Foi uma manifestação aberrante de corporativismo e uma sentença contra a transparência. Pelo voto secreto tira-se do eleitor o direito de saber como votou o parlamentar por ele eleito.

O argumento falacioso determinou a decisão. Se cassada, criaria precedente perigoso. Muitos parlamentares tem consciência de estar sob o frágil resguardo do telhado de vidro. Predominou o temor de que a descoberta de qualquer irregularidade fosse passível de punição em qualquer circunstância adversa.

Essa deputada, sobre ser inoperante, por não haver apresentado até agora um só projeto digno de nota, é filha do ex-senador Joaquim Roriz, líder do mensalão do DEM e forçado a renunciar o mandato em 4 de julho de  2007. Palmilhou pelo caminho traçado pelo pai, impedido este ano pela Lei da Ficha limpa de candidatar-se pelo PSC para governador do DF.

A Câmara acolheu e legitimou um desvio de conduta claro, desses que entram pelos olhos e dispensam comentários.

Decerto o leitor estará a perguntar o que esperar de semelhante instituição, como acreditar que ela possa legislar em benefício do povo brasileiro e o que acontecerá agora à Ficha Limpa.

A CONCLUSÃO
O CONGRESSO NACIONAL
"Se gradear vira zoológico, se murar vira presídio, se cobrir com lona vira circo, se botar lanterna vermelha vira puteiro e se der a descarga não sobra ninguém".

TENHO DITO.




Nenhum comentário:

Postar um comentário