terça-feira, 27 de setembro de 2011

TEORIA DO "OVO OU GALINHA" ?


Quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha?

Acredito que este seja um dos questionamentos mais paradigmáticos dos nossos tempos, a mãe de todas as especulações.

Segundo Aristóteles, a galinha tem primazia sobre o ovo. A origem desta radical tomada de posição aristotélica em favor da galinha acha-se na distinção do ser em potência e ato, íntima de Aristóteles. Entre o ser em estado acabado, o ser em ato, e o puro não-ser, tende-se a um intermediário, o ser em potência, que já pertence ao real sem estar ainda perfeitamente realizado. As mudanças e movimentos explicam-se dizendo que são a passagem do ser em potência ao ser em ato.

Portanto, a galinha é anterior ao ovo.

Eu, infelizmente, preciso discordar do meu caro amigo Aristóteles. Na minha opinião, o ovo é anterior à galinha.

E a minha explicação é bem mais simples: na era dos dinossauros já existiam ovos. E nada de galinhas.

Mas, para manter viva esta especulação milenar, sugiro que, a partir de hoje, o questionamento seja reformulado para:

“Quem nasceu primeiro: o ovo DA GALINHA ou a galinha?.
Aí eu tô contigo e não abro!


Nenhum comentário:

Postar um comentário