quarta-feira, 2 de novembro de 2011

DISSONÂNCIA COGNITIVA.


Não faz tanto tempo assim, achávamos que a Terra era plana. Eu sinto uma certa inveja dessa ingenuidade do século 16.

 Cada vez que descobrimos uma novidade e desenvolvemos uma tecnologia, o mundo se torna mais caótico e complexo. 

Eis o meu grande conflito – que já chamam de “dissonância cognitiva”: amo a sensação de simplicidade da vida do passado, quando a comunicação se dava lentamente e toda a preocupação estava circunscrita ao que acontecia num raio de dois, três quilômetros.

 Mas amo também a rapidez do nosso mundo, esse bombardeio constante de notícias que me faz rir com o gol do Brasil marcado na Europa ou chorar com um Tsunami varrendo a costa japonesa. 

E vivo esse terrível conflito porque me sinto uma criatura insignificante do ponto de vista planetário, do tempo e do espaço, e de todas essas dimensões incompreensíveis que seguem seu curso me ignorando. 

Mas, num processo paralelo, fico surpreso com a importância de cada uma de minhas ações na vida daqueles a quem amo e que me amam.
                                                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário