domingo, 23 de janeiro de 2011

FAMÍLIAS FORTALECIDAS PELO CONHECIMENTO DE DEUS.

O “MURO de Berlim”. Era assim que um casal na Argentina chamava a parede que construíram para dividir sua casa. A incompatibilidade era imensa; simplesmente não se suportavam.
Lamentavelmente, a situação desse casal não é incomum. Muitas famílias sofrem por causa de disputas, infidelidade e franca hostilidade. Isso é muito triste, porque a família é uma instituição criada pelo próprio Deus. (Gênesis 1:27, 28; 2:23, 24) Essa dádiva divina é um ambiente ideal para se mostrar profundo amor.  Por cumprirem as obrigações estabelecidas por Deus, os membros da família podem honrar a Jeová e ser uma bênção uns para os outros.
Visto que foi Deus quem instituiu a família, temos de deixar que os conceitos dele sobre como a família deve funcionar influenciem os nossos. A Sua Palavra oferece muitos conselhos práticos para ajudar as famílias a serem bem-sucedidas, especialmente quando surgem problemas. Referente ao papel do marido, a Bíblia diz: “[Eles] devem estar amando as suas esposas como aos seus próprios corpos.” Quando o marido cumpre esse requisito, é um prazer para a esposa ‘ter profundo respeito por ele’. — Efésios 5:25-29, 33.
Referente à relação entre pais e filhos, o apóstolo Paulo escreveu: “Pais, não estejais irritando os vossos filhos, mas prossegui em criá-los na disciplina e na regulação mental de Jeová.” (Efésios 6:4) Isso, por sua vez, cria um cordial ambiente familiar, que torna mais fácil para os filhos obedecer aos pais. — Efésios 6:1.
Os pontos mencionados ilustram os conselhos sábios da Bíblia para a vida familiar. Por aplicarem os princípios bíblicos, muitos usufruem felicidade no lar. Por exemplo, considere o casal na Argentina mencionado no início. Depois de terem estudado a Bíblia por três meses com os Adventistas, ambos começaram a aplicar seus conselhos sábios sobre o casamento. Esforçaram-se para melhorar a comunicação entre si, compreender as necessidades um do outro e ser perdoadores. (Provérbios 15:22; 1 Pedro 3:7; 4:8) Aprenderam a controlar a ira e a recorrer a Deus em busca de ajuda quando as coisas pareciam sair do controle. (Colossenses 3:19) Em pouco tempo, o “Muro de Berlim” caiu.
Deus pode fortalecer a família
Saber e aplicar as normas de Deus pode fortalecer a família para resistir às pressões. Isso é vital porque se profetizou que a família sofreria um forte ataque em nossos dias. Paulo predisse o atual colapso da moralidade e da sociedade humana. Ele disse que os “últimos dias” se caracterizariam pela deslealdade, pela ausência de “afeição natural” e pela desobediência aos pais, mesmo entre os que ‘tivessem uma forma de devoção piedosa’. — 2 Timóteo 3:1-5.
Procurar agradar a Deus pode ajudar a contra-atacar tais efeitos prejudiciais na família. Muitas famílias verificaram que uma solução espiritual é necessária para ajudá-las a enfrentar os muitos desafios com que se confrontam. Quando os membros da família querem manter uma boa relação com Deus, acima de tudo precisam aplicar os princípios bíblicos e dar-se conta de que, “a menos que o próprio Jeová construa a casa, é fútil que seus construtores trabalhem arduamente nela”. (Salmo 127:1) O maior êxito na promoção da felicidade doméstica resulta de se dar prioridade a Deus na vida familiar. — Efésios 3:14, 15.
No Havaí, um homem chamado Dennis descobriu que isso é verdade. Embora professasse ser cristão, insultos e brigas eram o seu modo de vida. Depois de ter servido no exército, tornara-se ainda mais agressivo e odioso. “Eu sempre estava brigando”, lembra-se ele. “Não me importava o que acontecia comigo, e não tinha medo de morrer. Palavrões e brigas eram constantes. Minha esposa, que é Adventista, incentivou-me a estudar a Bíblia.”
Dennis resistiu aos esforços da esposa. No entanto, a conduta cristã dela amenizou a atitude negativa dele. Por fim, ele foi a uma reunião cristã com a esposa e os filhos. Depois aceitou um estudo bíblico, e fez bom progresso. Após 28 anos, parou de fumar e de se associar com amigos que faziam tudo o que ele queria deixar de fazer. Grato a Jeová, Dennis comentou: “Minha vida familiar melhorou. Vamos às reuniões e ao ministério em família. Meus dois filhos não têm mais medo de mim, pois eu aprendi a controlar o meu gênio e a parar com a linguagem obscena. Conversamos e gostamos de falar sobre a Bíblia. Se não fosse pela verdade bíblica, eu não estaria hoje aqui; eu era muito imprevisível.”
As famílias conseguem ter felicidade quando se esforçam a fazer a vontade de Jeová. A experiência tem mostrado que mesmo quando só um membro da família aplica os princípios bíblicos, a situação é melhor do que quando ninguém faz isso. Desenvolver uma família cristã é trabalho árduo, que exige habilidade e tempo. Mas os que pertencem a tais famílias têm a garantia de que Jeová recompensará seus esforços. Eles podem dizer o mesmo que o salmista: “Minha ajuda procede de Jeová.” — Salmo 121:2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário