sexta-feira, 17 de junho de 2011

DANE-SE O MUNDO QUE EU NÃO ME CHAMO RAIMUNDO

A carência é a mola propulsora para se querer agradar a todos, mas isso tem um preço bem alto. Querer que os outros gostem da gente faz com que aceitemos amizades que nada valem, conversas idiotas e bestas só para ter com quem conversar e otras cositas más.


Aí eu me rebelei. Primeiro comecei a questionar as pessoas e depois minha opiniões sobre mim mesmo. Comecei a mudar um pedacinho aqui outro ali e depois simplesmente deixei que falassem, no estilo dane-se você, querida.


Meu recado repleto de sapiência hoje é esse.
Deixem que todos pensem o que quiser, tenha um foco, seja louco, apaixonado, atropele todos que te desestimulam, não escute nada de pessoas que cansaram de si mesmo e enchem o saco alheio. Já ouvi cada merda, mas hoje simplesmente deleto. Coisas como: Sua barba tá muito grande, não vista essa camisa porque não combina com a calça. Esse celular da Nokia não presta não, compre outra marca.  Você não devia comprar essa casa. Essa rua não é boa, faça algo que tem mais a sua cara. Oi? Quem sabe minha cara sou eu, meu irmão. E outras como "compre esse notebook" "emagreça" "não corte o cabelo" "faça isso ou aquilo". Danem-se.


Não importa mesmo o que os outros dizem, de críticas a elogios. Nego fala, você é legal, você é horrível conforme o humor diário deles, sacou? As pessoas falam qualquer merda, porque o negócio muitas vezes é preencher espaço, e se você quer preencher espaço, repita-se que você é foda mesmo, gostoso, maravilhoso, competente e tudo o que você quer ser. Eu uso um exemplo clássico meu, eu dizia "sou um cara ótimo" mesmo quando era medíocre. De tanto repetir, eu acreditei, alguém acreditou em mim, e assim virei um cara legal. Até hoje nem sou.... só me esforço e trabalho, fui efetivado no concurso e continuo me achando bam bam bam, porque me mantenho empregado, então se não fosse bom, estaria na rua. Notem que ser "um bom funcionário" indifere dos meus resultados, e quando me achei muito bom, todos caíram no meu colo, afinal era o melhor, mas isso só se tornou real quando repeti muito, e mesmo quando faço muita merda, meto os pés pelas mãos, não me acho pior do que ninguém por isso, penso que me falta mais preparo. Tudo mudou quando falei vinte mil vezes "posso ser qualquer coisa".


E aprendi que tudo muda, hoje você está aqui, perfeito, amanhã nem tão perfeito assim, ano retrasado quando me propus  fazer tudo diferente, quando comia uma espiga de milho sentado no chão do ônibus e falava: “ não vou almoçar porque não tenho dinheiro" ao invés de falar que estava de dieta, percebi que as pessoas... passam, as situações também, mas o que você pensa sobre você, fica.


Se eu fosse escutar tudo o que todo mundo falou de mim, hoje eu seria um drogado ou  alcoólatra, não teria amigos, muito menos esposa. Estaria todo fudido.


Mas olhem. Sou uma pessoa comum, mas não sou nenhum dos prognósticos, nem os piores nem os melhores, porque aprendi a ouvir a mim mesmo e de vez em quando ouço algumas pessoas que eu amo e querem meu bem.


Tenho um exercício mental engraçado, quando alguém fala "você tem SER ASSIM, blablabla" se é uma segunda-feira, eu falo na minha cabeça: DIA DE SER ASSIM É TERÇA QUINTA e SÁBADO. E assim vou vivendo, muito mais feliz que a maioria das pessoas que eu conheço. Que se danem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário