sexta-feira, 19 de agosto de 2011

TEORIA DO EMBARQUE NO ÔNIBUS.


Na minha adolescência andava de ônibus quase que diariamente. De uns anos pra cá essa frequência foi reduzindo e atualmente é relativamente raro. Pois semana passada eu precisei andar de ônibus e confesso que fiquei em dúvida se a porta de embarque era a traseira ou a dianteira. 

Então segui o fluxo e conclui que era a dianteira.

Durante o percurso, recuperei memórias da minha adolescência que mostravam o contrário: embarque por trás e desembarque pela frente. Então me perguntei: por que inverteram as portas de embarque e desembarque?

Andei pesquisando e descobri uma explicação técnica: com a saída por trás, o peso dos passageiros se concentrará sobre os eixos traseiros, que tem rodagem dupla, e, portanto, ficará melhor distribuído. Ganha-se assim um alívio de pressão sobre a direção do veículo, facilitando as manobras.

Entretanto, há também uma explicação de segurança: quando a saída era pela frente, muitos passageiros não esperavam o ônibus sair da parada e atravessavam a rua pela frente do ônibus, o que causava atropelamentos - pelo próprio ônibus - ou por veículos que vinham na faixa seguinte, e que o passageiro não conseguia ver por causa do ônibus.

É por isso que eu sempre entro em casa pela porta da frente e saio pela de trás.


Nenhum comentário:

Postar um comentário