sexta-feira, 1 de abril de 2011

BOBO DA CORTE

Hoje, 1° de Abril, dia consagrado à mentira, me fez lembrar do seguinte pensamento: “Em tempos e guerra, a verdade é tão importante que precisa ser guarnecida por uma escolta de mentiras”. Infelizmente, não sei dizer quem foi o pensador desta pérola, mas creio que uma pessoa que é capaz de falar tamanha sabedoria, nunca se incomodaria que fizéssemos uso dela.

Pensar é como puxar o fio de uma meada, um pensamento leva a outro, e foi assim que me lembrei  hoje do popular dia da mentira – primeiro de abril.
As pegadinhas do dia primeiro de abril são engraçadas, mas existem mentiras desastrosas, que são ditas com a impura intenção de chocar, de denegrir a imagem do outro, de conflitar um grupo, ou simplesmente se auto-valorizar. É preciso ter muito cuidado com o triste hábito de mentir.

Mentiras há, no entanto, que são inevitáveis, podemos até chamá-las de caridosas. Por exemplo: uma pessoa que está com uma doença grave e nos pergunta se está muito decaída, é natural dizermos que não, com a intenção de amenizar o sofrimento dela.

Se existe um dia consagrado à mentira, algum valor ele tem. Não há registro histórico de como e porque surgiu este dia. Dizem ser uma homenagem ao “Bobo da Corte”, uma personagem designada para distrair o rei e sua corte. Entretanto, o Bobo da Corte não mente, ao contrário, ele diz verdades em forma de piadas.

Toda corte, toda comunidade, toda escola, todo trabalho, possui um bobo. Afinal, as verdades ditas por ele servem para que a autoridade máxima possa ser criticada e assim não se perca, por vaidade e orgulho, na utilização do poder que lhe foi conferido.
Sob outro ponto de vista, mesmo sendo muitas as verdades, podemos dizer, de maneira redundante, que a verdadeira verdade é aquela que cada um crer.

Na religião, por exemplo,  a verdade é sempre estimulada e até mesmo exigida, mas nem por isso deixamos de curtir as mentiras saudáveis, usadas para nos fazer rir, até mesmo porque a alegria, e consequentemente o riso, é uma das melhores formas de vivenciar o sagrado. 

Sendo assim, vamos brincar muito e fazer nosso país se encher de risos no dia primeiro de abril, que passou e você não viu.

Esse é o desejo de todos nós do ‘CORAÇÕES APAIXONADOS”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário